O Núcleo de Cultura Clássica vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará foi instituído por meio da RESOLUÇÃO nº 2/CONSUNI de 28 de fevereiro de 1992 pelo então Magnífico Reitor Professor Antônio de Albuquerque Sousa Filho.

Ao longo de seus 20 anos de história, o NUCLAS desenvolveu e continua a promover uma série de atividades que visam à disseminação dos estudos clássicos no Ceará e no Brasil, como cursos de extensão, semanas temáticas, palestras, publicações, etc. Para entender um pouco mais do caminho trilhado até aqui, clique no link "Histórico do NUCLAS", ao lado.

Um dos eventos mais importantes do calendário de atividades anuais do NUCLAS, bem como da própria Universidade Federal do Ceará, é a Semana de Estudos Clássicos que, a cada ano, propõe um tema para discussão e debates, tanto de professores, quanto de alunos e, dessa forma, mobiliza a comunidade universitária e fortalezense em torno de um eixo comum de discussões voltadas para a reflexão sobre os estudos clássicos.

Para os alunos, sobretudo, essa é uma oportunidade ímpar, na medida em que a Semana de Estudos Clássicos é uma via de ingresso nas práticas da vida acadêmica e nos processos, metodologia e divulgação da pesquisa científica. Durante sua realização eles podem não somente assisir às palestras de pesquisadores experientes, mas também participar de comunicações, mini-cursos e mesas redondas, apresentando seus próprios trabalhos e o resultado de suas pesquisas.

Fica evidente, assim, que a Semana de Estudos Clássicos tem uma relevância inestimável na vida cultural e acadêmica da cidade de Fortaleza, em primeiro lugar, do nordeste, do ponto de vista regional e também do país, na medida em que congrega pesquisadores de vários estados e instituições de ensino nacionais, promovendo o intercâmbio e a mobilidade de pesquisadores a alunos, a transferência e o compartilhamento do conhecimento produzido em outras IES/estados. Para uma sinopse e um breve histórico das diversas 'semanas' realizadas até aqui, clique no link ao lado "Semanas de Estudos Clássicos".

Ainda, nesta seção, confira outros links de interesse na barra ao lado, como uma pequena sinopse da história dos estudos clássicos no Brasil e uma explicação sobre o selo e o mote escolhidos para o Núcleo de Cultura Clássica da UFC.