Busca

Notícias

 

06/2012 - IMPORTANTE

O NUCLAS promove, de 17 a 22 de agosto, a XXVI Semana de Estudos Clássicos: Identidade e Alteridade no Mundo Antigo [mais...].

06/2012

II Congresso da Sociedade Brasileira de Retórica, de 27 a 30 de agosto. [mais...].

Faculdade e Centros de Estudos Clássicos

  • Center of Hellenic Studies: O Center of Hellenic Studies, localizado em Washington DC e ligado à Universidade de Harvard, é, atualmente, um dos pólos mais importantes na pesquisa e no ensino centrados na civilização grega. O site do CHS reune uma séries de recursos e projetos que podem ser acessados gratuitamente, inclusive a maioria dos livros e monografias publicados por seus membros e associados (cf. a seção livros on-line).

Associações Nacionais e Internacionais de Estudos Clássicos

  • American Philological Association: Site da Sociedade Filológica Americana, com muitos recursos, links e informações relevantes sobre a área. A APA aceita a associação de membros internacionais e tem preços especiais para alunos. A associação dá direito a receber um fascículo da revista da sociedade o Transactions of the American Philological Association (TAPhA). No site é possível também fazer o download da fonte New Athena Unicode, uma das fontes mais usadas em publicações nacionais e internacionais, como, por exemplo, na revista Clássica, da SBEC e na própria revista do NUCLAS.
  • Federação Internacional das Associações de Estudos Clássicos: A FIEC foi fundada em 1948 e é, atualmente, a maior organização mundial na área dos estudos clássicos e uma das 13 organizações que integram o CIPSH, Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas, que, por sua vez, é um órgão da UNESCO. Mais de 60 associações nacionais e internacionais aderiram à Federação, cujos Congressos acontecem a cada lustro. Os anteriores tiveram lugar, pela ordem, nos seguintes países: França (Paris, 1950), Dinamarca (Copenhague, 1954), Inglaterra (Londres, 1959), Estados Unidos (Filadélfia, 1964), Alemanha (Bonn, 1969), Espanha (Madri, 1974), Hungria (Budapeste, 1979), Irlanda (Dublin, 1984), Itália (Pisa, 1989), Canadá (Québec, 1994) e Grécia (Cavala, 1999). Em 2004, pela primeira vez, o Congresso da FIEC foi realizado na cidade de Ouro Preto. Em 2009, a cidade escolhida foi Berlin e, futuramente, em 2014, a sede do encontro será em Bordeaux, na França.
  • Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos: A Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, fundada em 13 de julho de 1985, é uma entidade civil, de caráter científico-cultural, autônoma, sem fins lucrativos, que congrega instituições, profissionais e estudiosos do Brasil e do Exterior, além de outros interessados nas culturas da Antiguidade e em outras culturas com elas relacionadas. A SBEC publica, semestralmente, a revista Clássica, indexada como Qualis A2 pela CAPES.

Recursos Eletrônicos

Fontes e Textos

  • Duke Databank of Documentary Papyri: Um site dedicado ao estudo de documentos papirológicos antigos. OFerece links para recursos eletrônicos sobre papirologia, funcionalidade de buca (chamado "Papyrological Navigator") capaz de obter informações de múltiplas coleções.
  • POxy - Oxyrhynchus Online: Coleção de imagens de papiros (muitos deles únicos testemunhos de autores e/ou obras da antiguidade) descobertos na cidade egípcia de Oxirrinco.
  • Projeto Perseus: Desde 1987 o Projeto Perseus, uma inicitativa da Universidade de Tufts, publica online textos da antiguidade greco-romana e tem, atualmente, uma das maiores bibliotecas de textos bilíngues (inglês-grego/latim) sobre o assunto.
  • Searchable Greek Inscriptions: Coleção de inscrições gregas hospedada pelo Packard Humanities Institute que agrega várias edições importantes por meio de uma funcionalidade (em java -requer a instalação do plugin) que permite a pesquisa de termos chaves e/ou obras específicas.
  • Suda On-Line: O Suda é uma enciclopédia/dicionário histórico do 10º séc. d. C. que cobre assuntos de todo o mundo mediterrâneo, derivado, principalmente, de escólios de edições críticas das obras canônicas e de compilações feitas por autores da Antiguidade. O propósito do Suda On-line é abrir as portas desse tesouro de informações por meio de um banco de dados em XML navegável que possa ser acessado gratuitamente, com verbetes traduzidos, anotados, com uma bibliografia e links para diversas outras obras também disponíveis on-line. Até agora, mais de 170 eruditos, de dezoito países e dos quatro continentes, contribuíram com o projeto. Dos seus cerca de 30.000 verbetes, mais de 25.000 já foram traduzidas e mais traduções são incluídas todo dia.
  • The Homer Multitext Project: O Homer Multitext procura apresentar a transmissão textual da Ilíada e da Odysseia através de um quadro histórico. Tal quadro é necessário para um completo entendimento do meio de transmissão complexo de uma performance oral que passou por muitas mudanças durante um longo período de tempo. Essas mudanças, como refletidas nos muitos textos de Homero, precisam ser entendidas em seus muitos e diferentes contextos históricos. O projeto do Homer Multitext fornece maneiras de visualizar esses contextos tanto sincronica quanto diacronicamente.
  • The Stoa Consortium: O Stoa Consortium for Electronic Publication in the Humanitiesé editado desde sua criação, em 1997, por Ross Scaife, Professor de Estudos Clássicos na Universidade de Kentucky. O site abriga, atualmente, uma série de projetos online em várias áreas do conhecimento, como literatura, arqueologia, filolofia etc.

Jornais e Revistas Eletrônicas

  • Rheinisches Museum: O Rheinisches Museum für Philologie, Geschichte und griechische Philosophie da Universidade de Köln é um dos mais tradicionais jornais de filologia do mundo, foi fundado em 1827 e teve entre seus editores nomes como os de August Boeckh, Barthold Georg Niebuhr e Christian August Brandis. Estão disponíveis online e gratuitamente desde os vols. 1 (1842) a 151 (2008).

Programas de Pós-graduação

  • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP: Fundado em 1971, o programa de pós-graduação da FFLCH/USP, congrega as seguintes linhas de pesquisa: narrativa greco-latina; teatro greco-latino; poesia lírica, satírica e didática; discurso teórico greco-latino; estrutura da frase grega e latina.
    Conceito CAPES: 5.