Apresentação


Bem vindos à página da XXVI Semana de Estudos Clássicos, uma realização do Núcleo de Cultura Clássica da Universidade Federal do Ceará com o apoio do Programa em Pós-gradução em Letras dessa mesma instituição e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este ano, a Semana ocorrerá entre os dias 17 a 22 de agosto de 2012 (com um pequeno interstício no domingo, dia 19), nas dependências do Centro de Humanidades da UFC. A programação ainda está sendo fechada pela coordenação do evento e deverá estar disponível em breve.

Para a semana deste ano, escolhemos como linha temática as relações de Identidade e Alteridade no Mundo Antigo, com o intuito de incentivar a discussão não apenas das diferentes formas com que os povos da Antiguidade elaboravam, organizavam, sentiam, teorizavam etc. suas relações inter- e intraculturais, como também o modo como nós nos relacionamos com uma cultura que, ainda que ancestral (no que expressa sua identidade) não deixa igualmente de ser, em muitos aspectos, totalmente diferente da nossa e, nesse sentido, também merece ser discutida do ponto de vista de sua alteridade.

O tema é profícuo e complexo, tendo sido explorado por diversos autores, de diversas vertentes metodológicas, em não menos diversas disciplinas dos estudos clássicos, como na literatura, na antropologia, na etnomusicologia, na arquitetura, na política etc. Durante as últimas décadas do séc. XX, diversas escolas de pensamento dedicaram-se à análise do "mesmo" e do "outro" nas sociedades clássicas, muitas vezes se influenciando mutuamente. Entre essas poderíamos citar as escolas de pensamento estruturalista e pós-estruturalista, como, p. ex., os trabalhos muito influentes de Jean Pierre Vernant e Pierre Vidal-Naquet; as vertentes feministas que se preocupam principalmente com a problematização do papel da mulher em sociedades androcentradas, dentre as quais o trabalho de Sarah B. Pomeroy, Godesses, Whores, Wives and Slaves: Women in Classical Antiquity, de 1975, é pioneiro; os estudos de polarização, cujo foco de análise está voltado principalmente a esclarecer a dicotomia "grego"/"romano" x "bárbaro", como no trabalho de François Hartog (The Mirror of Herodotus, 1980) e, não menos importante, monografias individuais em nível acadêmico sobre tipos marginalizados, como negros, escravos, mercenários etc, como o estudo de Frank M. Snowden sobre a representação de negros na arte grega antiga.

O cartaz da semana é inspirado no famoso mosaico (mais conhecido como "Mosaico de Alexandre" - provavelmente uma cópia do mural de Filoxeno de Erétria, c. 310 a. C.) encontrada na casa de Fauno, em Pompéia, e datado do II ou I séc. a. C. no qual temos a representação da Batalha de Issus (novembro de 333 a. C.) em que Alexandre o Grande (no topo do cartaz) encara pela primeira vez o Grande Rei da Pérsia, Dario III, da dinastia Aquemênida (abaixo). Mais do que o uso de técnicas impressionantes por parte do artista, o que chama a atenção para o mosaico é a intensidade psicológica do encontro de olhares entre os dois grandes reis e que traduz e intensifica para qualquer um que o contemple o choque entre dois mundos, duas civilizações, a européia e a asiática, que está prestes a acontecer. Não apenas o choque, na verdade, mas também a miscigenação desses dois mundos, o que irá inevitavelmente acontecer à medida que Alexandre for, cada vez mais, conquistando as terras do oriente, até chegar à Índia. Pareceu-nos, portanto, que esse olhar representa de maneira quase ideal o tema da semana de discussões que nos propomos realizar. Abaixo, disponibilizamos mosaico completo (clique na imagem para ser direcionado a um versão em alta resolução):

 

Dessa forma, é com muita alegria que convidamos professores, pesquisadores, alunos e o público em geral a participar de nossa XXVI Semana de Estudos Clássicos, seja como palestrante, comunicador ou simplesmente como ouvinte, mas um ouvinte participativo, inquisitivo, que queira contribuir para os debates que nos propomos realizar e que também queira aprender com o convívio e a interação com eruditos e especialistas nacionais e internacionais.

Um abraço a todos e até lá,

A Comissão Organizadora.

Coordenadora: Professora Ana Maria César Pompeu
Coodenadores Adjuntos: Professor Orlando Luiz de Araújo, Professor Robert Brose Pires, Professor Francisco Edi de Oliveira Sousa, Professor Roberto Arruda de Oliveira e Professor Josenir Alcântara de Oliveira.
Apoio: CNPq.